A Gestão do Conhecimento na esfera pública

Cada vez mais a gestão do conhecimento é vista como uma disciplina fundamental dentro de empresas e áreas da administração pública. Utilizando ferramentas de gestão estratégicas, sistemas de informação e teoria das organizações, a chamada GC promove o gerenciamento de todo documento, procedimento ou mesmo habilidades e experiências dos funcionários de empresas públicas e privadas.

Para mergulhar no assunto, o analista de negócios da Apex-Brasil Richard Sabath sugere a leitura do livro “Experiências internacionais de implementação da gestão do conhecimento no setor público”, organizado pelo Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

A publicação analisa as experiências de implementação de GC no setor público de três países do continente americano (Canadá, México e Chile) e de cinco países europeus (Portugal, Reino Unido, Alemanha, Áustria e Suíça). Para Richard, o livro teve grande serventia em sua área de atuação. “O assunto de gestão do conhecimento, da captura e absorção desse conhecimento, é parte do trabalho dos gestores da Apex-Brasil. Esse conhecimento é fundamental para trazer qualidade e eficácia ao trabalho de inserção no mercado internacional”, diz.

Apesar da obra tratar do setor público, Richard acredita que o assunto abrange várias esferas. “O livro tem artigos de vários países com suas experiências de GC no setor público, mas existe uma particularização de problema presente em quase todo tipo de atividade empresarial comercial e de administração”, conclui.

O livro está disponível no site do IPEA e pode ser baixado clicando no link abaixo:

Experiências internacionais de implementação da gestão do conhecimento no setor público

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