top of page

Agentes Mirins Cuidam da Saúde Pública

Por Barbara Dantas

Foto Andressa Rocha


O Núcleo de Comunicação acompanhou no dia 22 de maio, em Jaci-Paraná, a equipe que executa as ações de Educação em Saúde daUHE Jirau, no âmbito do Programa de Monitoramento dos Vetores de Importância Médica para a Saúde Pública, implantado pelo Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais – IPEPATRO/Fio Cruz Rondônia.

O Programa iniciou em abril de 2011 e hoje acolhe cerca de 200 crianças do 5º ano do ensino fundamental das Escolas Cora Coralina, em Jaci-Paraná, e Marechal Rondon, em Abunã. Os alunos adquirem conhecimentos através de palestras e oficinas ministradas pela Coordenadora e Bióloga do projeto, Wanne Soares. Para incentivar as crianças, são desenvolvidos trabalhos em grupos, cujos temas são as doenças tropicais como a dengue, malária, doença de Chagas e Leishmaniose.

A prática dos ensinamentos teóricos, foi realizada pelos alunos do Professor Antônio, da Escola Cora Coralina, que visitaram casas em Jaci-Paraná para fiscalizar os quintais, recolhendo lixos e eliminando a  água parada, onde já havia muitas larvas de mosquito da dengue. Os alunos aproveitaram para conscientizar os moradores dos perigos sobre o acúmulo de lixo.

E para ajudar os grupos, os monitores do projeto Alan e Raimundo acompanharam as crianças durante as visitas. Os pequenos agentes de saúde estavam muito empolgados e felizes por ajudar a cuidar do ambiente e da saúde dos moradores, evitando que os mosquitos da dengue e malária se espalhem ainda mais.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page