Por Efai Rocha
Foto Arquivo Observatório
Gravação no Rio Madeira
Em setembro, o Núcleo de Comunicação embarcou numa emocionante aventura ao longo do Rio Madeira com a expectativa de registrar a atividade garimpeira, segmento da economia do estado que um dia já foi a mais significativa.
Tudo começou no final de 2009, quando o grupo Pesquisa Avançada, formado na oficina de Pesquisa Social, decidiu fazer um curta metragem sobre a extração vegetal e mineral na região de Mutum-Paraná. Desde então, planejamentos para desbravar o garimpo foram feitos, mas alguns integrantes saíram do Pesquisa Avançada deixando esta ideia para trás.
O único persistente foi o monitor Efai Rocha, que hoje é integrante do Núcleo de Comunicação, que agora, dois anos depois, decidiu produzir este vídeo em forma de documentário.
Com coragem, determinação, disciplina e driblando as dificuldades, o Núcleo de Comunicação iniciou as gravações registrando as atividades de alguns dos mitos do garimpo, que ainda sobrevivem da retirada deste minério.
Se estiver curioso, assista como foi o início das gravações no link http://observatoriojirau.com.br/2011/11/23/teaser-garimpo/
Comments