top of page
Foto do escritorCoopprojirau

Educação Sanitária

Por Andressa Rocha


Palestra nas escolas


Desde o dia 18 de maio de 2014, o reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau encontra-se na sua cota máxima. Por isso, é importante que os moradores das localidades direta e indiretamente envolvidas sejam informados sobre como se prevenir dos animais peçonhentos e como manter a limpeza das águas.

De 21 a 23 de maio, a equipe do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau entregou cartilhas informativas sobre a Educação Sanitária e realizou palestras, ministradas pela pedagoga Yanamara Canedo, nas escolas de Nova Mutum Paraná, Vila Jirau, Ramal 31 de Março e Abunã.

Neste período, as crianças aprenderam a como se proteger dos animais, evitando colocar a mão em fendas ou buracos e andar descalço, além de sacudir as roupas antes de vesti-las, olhar dentro dos calçados antes de calçá-los, e, também, foram orientadas em como agir quando algum animal peçonhento picar uma pessoa.

A equipe, ainda, ressaltou a importância da comunidade manter o quintal limpo e cuidar da água, não jogando lixo nas ruas e nas matas já que seu próximo paradeiro pode ser os rios e córregos. Por isso, é importante separar o lixo para coleta seletiva e não abandonar atitudes sustentáveis, preservando o meio ambiente.

A UHE Jirau possui um centro de triagem, para onde vai todo o lixo de Nova Mutum Paraná. Daí o motivo de respeitar as regras da coleta realizada pela Prefeitura Municipal de Porto Velho, disponibilizando o lixo de acordo com o seu tipo e dia de coleta: segunda, quarta e sexta – disponibilize na lixeira o lixo orgânico; terça e quinta, o lixo reciclável.

O objetivo das palestras nas escolas é que as crianças aprendam a cuidar do nosso meio ambiente e repassarem as informações aos seus familiares e amigos, sendo desta forma, multiplicadores de informação.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page