Ferramenta do Sebrae ajuda a construir um modelo de negócio para sua empresa

Se você tem uma empresa ou está pensando em abrir uma, já deve ter se deparado com dúvidas relacionadas ao planejamento. Afinal, como iniciar um projeto, reestruturar um departamento ou simplesmente visualizar o fluxo de um empreendimento? Nossa sugestão de hoje vai nesse sentido e vem de uma pessoa que entende do riscado. Trata-se do Sebrae Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver, resumir ou esboçar os pontos chave de qualquer negócio.

A indicação vem de analista da área de recursos humanos da Apex-Brasil Celene Vasconcelos Melo. Ela, que está acostumada a fazer diversas ações no âmbito coorporativo, vê no Canvas uma maneira eficiente de iniciar um projeto. “Se o empreendedor quer estudar seu modelo de negócio é preciso visualizar todos os seus processos, e o Canvas faz isso com uma metodologia simples em uma ferramenta acessível”, diz.

O mecanismo é gratuito e está disponível no site do Sebrae. Consiste em uma plataforma que mapeia o conceito da sua ideia e se baseia em nove blocos com temas como segmento de clientes, recursos principais, proposta de valor e fontes de receita. Os termos podem parecer muito técnicos, mas, na hora de executar o programa, tudo é indicado de maneira absolutamente intuitiva. O resultado final é o mapa do seu projeto e visualização global do seu planejamento.

“Uma vez finalizada a montagem dos blocos, tudo fica muito claro! Por onde começar, o que apresentar para os parceiros ou investidores, como chegar ao cliente, quanto vou precisar de recursos, quem são meus fornecedores, etc”, diz Celene.

O bacana dessa plataforma é que o ambiente é compartilhado com outros empresários. Isso quer dizer que experiências e planejamentos bem-sucedidos ficam à disposição dos usuários. Se você não quiser, pode copiar todo o modelo de determinado usuário, ou simplesmente partir de um modelo que já existe para formular o seu próprio planejamento.

Conheça o Sebrae Canvas

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo