Jornalismo Comunitário – Sensibilidade e olhos voltados para a comunidade



Morador em Nova Mutum - Paraná



Por: Bely Gomes

O Jornalismo Comunitário é um importante instrumento de comunicação que proporciona à população a oportunidade de expor assuntos e interesses pertinentes à localidade. Trata-se de uma forma de debater, com conhecimento de causa, o dia a dia dos moradores, buscando levantar com regularidade as condições peculiares e reinvindicações observadas.

De acordo com o jornalista e sociólogo Ciro Marcondes Filho, jornalismo comunitário “É o meio de comunicação que interliga, atualiza e organiza a comunidade, e realiza os fins a que ela se propõe”.

Uma das atribuições do jornalismo comunitário é a prestação de serviço, sendo importante a proximidade entre quem escreve e quem lê, já que o emissor e receptor da mensagem vivem no mesmo meio, tornando-se assim um canal próximo na busca por informações.

No jornalismo feito pela e para a comunidade, é ideal que haja o trabalho de capacitação com as pessoas responsáveis pela elaboração e produção do jornal, ensinando técnicas como, redação, edição e diagramação.

Com objetivo de se inteirar com o que acontece em Nova Mutum Paraná, o Jornal Observação! trabalha visando dar voz aos moradores, retratando de forma direta, responsável e consciente as informações. Desta forma, tornar-se porta voz das necessidades e anseios vividos pela população.

#jornalobservação #JornalismoComunitário #novamutumparaná

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo