Por Andressa Rocha
DST – EVITE E PREVINA!
As DST’s , doenças sexualmente transmissíveis, podem afetar todos nós por meio de relações sexuais, se não nos prevenirmos.
As mais comuns são a Gonorréia, Sífilis, Cancro Mole ou Bubão, Tricomoníase, Herpes Genital, Condiloma Acumonado ou Crista de Galo, Cândidíase ou Flores Brancas, Clamidea, HPV e a AIDS.
Dentre elas, a AIDS é que mais se destaca por ser uma doença incurável causada pelo vírus do HIV, Vírus da Imunodeficiência Humana, que é transmitido pelo esperma e secreção vaginal contaminados em práticas sexuais, com penetração sem o uso da camisinha.
Outra forma comum de disseminação da doença é através de sangue contaminado, seja através de transfusões ou do compartilhamento de agulhas e seringas, principalmente entre usuários de drogas injetáveis. Na gestação, parto ou aleitamento a mãe poderá contaminar a criança.
Em 2011, 1500 casos de HIV foram registrados apenas em Porto Velho.
Se cuide, fique atento às dicas abaixo:
Use camisinha sempre, desde o início da relação sexual;
Feridas, verrugas e corrimentos podem significar doença sexualmente transmissível; Se você tiver algum desses sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo;
Se você, infelizmente, utiliza drogas injetáveis, não compartilhe agulhas, seringas e equipamentos de diluição.
Reflita e lembre-se, sua saúde está sempre em primeiro lugar!
Comments