top of page

Momentos de Reflexão

Por Andressa Rocha

Preconceito: Uma realidade que você vive!

O preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de afastamento a tudo aquilo que foge dos padrões de uma sociedade, um conceito previamente formado para julgar uma pessoa ou um grupo de pessoas.

O preconceito leva os indivíduos a discriminar, marginalizar ou ainda a agredir fisicamente aqueles que estão fora dos padrões considerados “normais” para um determinado grupo.

O Preconceito Racial é caracterizado pela crença de que indivíduos pertencentes à uma etnia são superiores, ou inferiores, se comparados a outros grupos.

O racismo é uma violação aos direitos humanos e se apresenta na forma do domínio de alguns grupos sobre outros. A escravidão é um exemplo de racismo.

O preconceito social provém da divisão da sociedade em classes e na crença de que as classes mais pobres são inferiores às que possuem mais bens.

Outra forma de preconceito muito comum é o sexual, o qual é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo. Homossexuais e bissexuais são vítimas de agressões por não seguirem às regras da sociedade. Nesse caso, muitas pessoas escondem sua opção, por medo de insultos e atitudes de outra ordem.

Se a sociedade brasileira deseja combater o preconceito injusto e a discriminação indevida, a solução não é impor igualdade mascarada e fictícia por intermédio de leis e sim, admitir e esclarecer as diferenças, as aparências e as realidades para que o sistema de defesa humano as compreenda e não rejeite o que for normal e saudável.

Reflita, nunca é muito tarde para abandonarmos nossos preconceitos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page