Não sou criminoso, mas estou atrás das grades.

Por Andressa Rocha




Nos últimos meses, os furtos às residências estão aumentando em Nova Mutum Paraná e preocupado com esses acontecimentos, sem testemunhas para apurar o caso, o delegado da Polícia Civil, Marcos Barp de Almeida, procurou a nossa redação sugerindo uma matéria com este tema, com a intenção de alertar a população sobre o assunto.

O número de ocorrências relacionadas a furtos aumentou significativamente entre os meses de abril e julho. Mas, depois que a Polícia Militar, juntamente com a Civil, conseguiu prender um ladrão em flagrante, os infratores se sentiram intimidados.

Além desse rapaz, o setor de investigações da Polícia Civil identificou outros dois suspeitos e soube da existência de mais três, por isso, acredita-se que essas pessoas formam uma quadrilha.

A maioria dos furtos acontece em residências e, principalmente, na parte da manhã. Em 90% dos casos constatou-se que não havia ninguém em casa, ou seja, momento em que os moradores estão em período de trabalho e esse foi o caso de Moisés de Menezes Oliveira, de 25 anos, morador de uma república, que foi vítima de furto no dia 1º de julho, ocasião em que seu notebook, celulares, perfumes e o valor de R$ 100,00 (cem reais) foram levados pelos bandidos.

Estava eu e meu amigo trabalhando. Cheguei em casa eram 18h30, quando me deparei com a porta da sala arrombada e sem a telinha da janela. Olhei pela janela e vi que a porta estava escorada com um botijão de gás e vi um buraco na porta do meu quarto, que é de madeira compensada. E chamei a polícia. É muito ruim você chegar em casa e ver suas coisas bagunçadas, seus documentos, papéis, tudo revirado. É uma sensação de insegurança e o pior é não poder fazer nada”, disse Moisés.

Neste caso, a polícia chegou ao local rapidamente, vasculhou a casa e infelizmente não achou nada. Depois disso, foi registrado o boletim de ocorrência na Polícia Civil, que está investigando o caso.

Casos assim ocorrem diariamente em Nova Mutum Paraná e tendo em vista a necessidade de segurança, tornou-se muito comum a instalação de grades de ferro em portas e janelas.

Segundo o Delegado, o alvo de furtos são as repúblicas, por morar mais de uma pessoa, e residências das famílias que se mudam e deixam os pertences para trás até ocorrer o transporte.

No caso de furto, é muito importante não tocar em nada, chamar a Polícia Militar imediatamente e registrar boletim de ocorrência.

A Polícia Civil pede a sua ajuda. Se você sabe de alguma informação, entre em contato e fique tranquilo quanto à sua identidade, que será preservada. Ligue 197 – Disk Denúncia, 190 – Polícia Militar, 3237-3012 – Delegacia Civil ou 9907-4259 – Plantão do Setor de Investigações.

Sua informação é uma arma contra os criminosos!

Siga também as dicas de prevenção contra furtos, que dependem de uma boa relação com seu vizinho:

  1. Os moradores devem conhecer seu vizinho e ter o seu contato para qualquer eventualidade;

  2. Avisá-lo quando for viajar ou sair de férias para que sua casa esteja sempre sob vigilância;

  3. Evitar deixar à vista bens de valor;

  4. Estar atento à movimentação estranha na sua rua;

  5. Acionar a Polícia para que seja feito o patrulhamento no local.

#PoliciaCivil #Prevençãocontrafurtos #AndressaRocha #novamutumparaná #Nãosoucriminosomaisestouatrásdasgrades

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo