Por Mabline Martiniano
Foto Arquivo Observatório
Igreja Católica em Mutum-Paraná
Há um ano e meio, as famílias remanejadas de Mutum-Paraná vieram para a nova vila, deixando para trás um cenário que ficará para sempre na memória.
Mas, será que este cenário ainda é o mesmo? Não.
O processo de demolição está no final e até o fechamento desta edição, início de dezembro de 2011, restavam apenas uma propriedade na região.
Cerca de 42 mil m2 de benfeitorias foram demolidas, onde 60% destes materiais foram reaproveitados pelos antigos proprietários. Resíduos como metais, plásticos, vidros serão encaminhados ao Canteiro de Obras da UHE Jirau para reciclagem, assim como resíduos domésticos e contaminantes que receberão o tratamento adequado.
Em entrevista a nossa equipe, o Analista de Socioeconomia da ESBR, Cassiano Camargo, nos contou que a os materiais provenientes das demolições como a madeira não aproveitada, o concreto e o ferro serão enterrados em quatro pontos localizados dentro de Mutum-Paraná. Este procedimento iniciou-se em dezembro e foi autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de PVH – SEMA.
Quanto aos locais contaminados da localidade, como poços, fossas, currais e pocilgas já foram desinfetados e aterrados.
Após o trabalho de destinação de todos os resíduos provenientes ou não das demolições e o desmatamento, Mutum-Paraná estará pronta para o enchimento do reservatório
Comments