Você já pensou como a imagem do Brasil pode afetar positivamente ou negativamente os seus negócios? Se você é exportador ou trabalha com atração de investimentos estrangeiros já deve ter percebido que essa uma questão que pode ser determinante na hora de fechar um contrato. Para entender melhor como essa imagem é formada, registrada, monitorada ou mesmo alterada, a analista de negócios da Apex-Brasil Michele Candeloro traz a dica de leitura desta semana: o livro Competitive Identity, de Simon Anholt.
O autor é um dos mais respeitado entre os pesquisadores de Nation Branding, área de pesquisa acadêmica e de mercado que trata a percepção internacional de países como se fossem marcas, tentando descobrir o que se pensa sobre cada nação no resto do mundo.
O livro, que por enquanto só existe em inglês, mostra como a marca de um país pode ser gerenciada. “Essa é, sem dúvida, uma leitura interessante para formuladores de políticas públicas, empresários e gestores de entidades setoriais que trabalham com promoção internacional”, diz Michele Candeloro. “A leitura do livro nos mostra a importância e a responsabilidade na construção da percepção sobre o nosso país para sustentar sua identidade competitiva”, de Simon Anholt.
Comments