O que você quer ser quando crescer?

Por Amanda Cabral


Escolha sua profissão


Existem muitos arquitetos que pretendem ser músicos, advogados que gostariam de ser médicos e até cirurgiões que largam o bisturi para se tornarem administradores.

A finalização do ensino médio é algo muito esperado pelos alunos, um momento único que representa desafios e decisões importantes. Algumas pessoas já sabem, desde cedo, a profissão que querem seguir e como construir uma carreira sólida. Mas, alguns estudantes, chegam ao ponto de não ter a menor ideia do que querem ser na época de inscrições para o vestibular e, diversas vezes, depois de decidido, mudam de opinião, largam a faculdade e até o trabalho depois de formados.

Isso tudo, além de significar muitos gastos, trabalho e de dor cabeça, acaba desanimando o candidato. Então, se liga nas dicas a baixo para não errar na escolha de um curso ou profissão e, ainda, se dar bem no mercado de trabalho.

1ª dica: Pense nos seus hobbies! O que você gosta de fazer e quais tipos de atividades te deixam feliz? Trabalhar ou cursar algo que te faz feliz ajuda muito, traz mais segurança e satisfação e dificulta as chances de você se arrepender do futuro escolhido.

2ª dica: Reflita sobre o seu projeto de vida! É aconselhável traçar metas. Não precisa se planejar para longos períodos, e sim para os próximo 3, ou 5 anos.

3ª dica: Analise a profissão desejada! Selecionado um curso, estude tudo sobre ele: as melhores instituições de ensino, as possibilidades de trabalho, as áreas de atuação e as competências exigidas. Nessa etapa, você, também, pode verificar a grade de disciplinas de cada ano nas faculdades.

4ª dica: Pense menos! É isso mesmo! Ficar quebrando a cabeça pensando no assunto, discutindo com si próprio para saber se essa é a melhor escolha é o modo mais fácil de levar qualquer um a loucura. Então fique tranquilo e não deixe o nervosismo e a ansiedade te guiarem.

5ª dica: Faça testes! Se você tem dúvidas em qual área se encaixa, os testes vocacionais e de aptidão são uma boa opção e são encontrados em faculdades, revistas ou na internet e podem te ajudar a descobrir, através de sua personalidade, qual seria a área correta para você atuar.

Ansiedade, incerteza e dúvida são constantes nesse período. Procure manter a calma e conversar com pessoas que já atuam na área que você pretende trabalhar. Assim, você terá uma ideia de como será o futuro e quem sabe, você ficará mais confiante em relação à sua escolha.

Boa sorte!

#AmandaCabral #Carreiras #escolhasuaprofissão #oquevocêquerserquandocrescer

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo