top of page

O serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR/RO realizou Curso de charque para produtores da área


Que tal aprender um pouquinho sobre as técnicas de desossa, ou receber dicas de como fazer Charque, Carne de Sol e Carne Seca?  Essas iguarias, tão presentes na história gastronômica do nosso país, fazem parte da rotina de muitas famílias na área rural de Ariquemes.

Para melhorar a qualidade dos produtos, a Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o SENAR/RO e o Sindicato dos Produtores Rurais, realizou um curso de “charque”, produção de linguiça e desossa numa comunidade, localizada na linha C70, BR 421. Com cerca de 15 participantes, o curso teve duração de 40 horas.

De acordo com o Coordenador de Educação Ambiental e Sanitária da SEMA, Waldemir Shure, o objetivo é agregar valor aos produtos. “Nós queremos que o pequeno produtor, tenha uma renda extra, agregando valor em seus produtos, essa parceria da Prefeitura com o SENAR/RO, vem dando certo e pretendemos ofertar outros cursos.” Disse Waldemir.

Uma das participantes, a dona de casa Verônica da Silva, conta que conseguiu tirar muitas dúvidas, quanto ao método de armazenar carnes e pretende ganhar dinheiro com o aprendizado. “Geralmente nós fazemos o abate de animais para o consumo da família, agora quero fazer derivados da carne para vender. Esse curso foi muito bom, já estou ansiosa pelos próximos” Disse Verônica.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page