Por Sãmella Martiniano
Foto Efai Rocha
Campanha "Eu Cuido do Que é Nosso!"
Por meio da campanha “Eu Cuido do Que é Nosso!”, Nova Mutum – Paraná vivenciou o resultado da união dessas palavras: uma cidade limpa, mais civilizada e paisagem agradável.
Para alcançar essas conquistas, as residências, ruas, comércios, escolas, posto de saúde, igrejas, praças e canteiros centrais foram alvos da coleta de resíduo sólido no Mutirão, que uniu a comunidade, E.M.E.F. Nossa Senhora de Nazaré, Administração local e empresas como LEME, TOSHIBA, TRACTEBEL Engenharia, ESBR, ECSA, ENESA, CAMARGO CORRÊA, CLARA COMUNICAÇÃO e o OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU na ação.
O Mutirão, organizado em três grandes equipes, ocorreu na manhã do dia 19 de setembro e iniciou a Ação em pontos estratégicos da Vila: na fase 1 no Observatório Ambiental Jirau, na fase 2 em frente a sorveteria Dullim e na fase 3 no Centro Administrativo.
A Coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Adelina Fonseca, comentou o objetivo do evento: “Nosso objetivo com esse mutirão é fazer com que as pessoas cuidem e zelem do que é deles, deixando a localidade onde vivem mais bonita e harmoniosa”.
Dona Josefa, moradora local e remanejada de Mutum – Paraná, entende bem a importância desse acontecimento na localidade e nos conta sua expectativa: “eu desejo que, depois dessa limpeza, as pessoas não joguem o lixo em qualquer lugar, como em bueiros, porque se não fizermos isso sofreremos as consequências, como o alagamento da cidade e contaminação, prejudicando não só a minha saúde como a de todos.”
Júnior Magalhães, Técnico de Meio Ambiente da empresa TOSHIBA, comenta a participação: “Temos uma responsabilidade muito grande com o meio ambiente e levamos a sério essa questão do resíduo sólido. Estamos gratos pela participação na campanha e para ajudar, estamos fazendo a retirada de todo material coletado e levando para central de coleta.” Ele explica ainda que cada ser humano gera por
dia cerca de 1 kg de resíduo sólido e se cada residência tiver três, ou quatro pessoas, 4 kg de resíduos são gerados diariamente.
Remanejada do Palmeiral há um ano, Dona Marlene, compreende a necessidade de cuidar desse lixo: “Um lixinho que fica no quintal incomoda, e se cada morador cuidar do que é dele vai evitar até as doenças como a malária e dengue, que ocorrem por causa da água parada em lixo jogado por ai”.
Dona Josefa, moradora, sentiu que “fez a diferença” no Mutirão: “Estou feliz limpando nossa cidade, sempre queria ver isso acontecer. Eu limpo o meu espaço e gostaria que todos fizessem o mesmo!”
Quem participa faz a diferença: O Meio Ambiente e Nova Mutum – Paraná agradecem.
Comments