Previna Acidentes Domésticos

Por Bárbara Dantas

Foto Luciana Di Pilla (colaboradora)


Crianças e idosos necessitam de cuidados especiais, pois às vezes não tem percepção suficiente para notar o perigo que lhes rondam no dia a dia.

Em todos os cômodos de uma casa existem possibilidades de acontecer acidentes e precisamos aumentar nossos cuidados quando moramos com crianças e idosos.

Sabemos que qualquer tipo de objeto pode virar brinquedo nas mãos de uma criança, e dependendo do objeto, um acidente doméstico simples ou fatal poderá acontecer. Por isso, a atenção deve ser dobrada.

O índice de acidentes domésticos tende a aumentar, principalmente em época de férias escolares, período em que as crianças dedicam seu tempo livre para brincar com os coleguinhas ou inventar brincadeiras perigosas.

Os cuidados que devemos tomar com as crianças e os idosos são bem parecidos, pois ambos são mais frágeis. Conforme o tempo vai passando, é comum nos idosos a perda gradativa da visão, aparecimento de doenças e dificuldade para caminhar, o que facilita a ocorrência dos acidentes domésticos. É preciso ter cuidado com tapetes que derrapam, banheiros sem barras de apoio e escadas sem corrimão.

Selecionamos algumas recomendações para evitar acidentes domésticos com crianças e idosos:

  1. Evitar deixar crianças sozinhas na cozinha;

  2. Manter produtos de limpeza e medicamentos longe do alcance de crianças;

  3. Ficar de olho nas tomadas. Se houver fios soltos, que corra eletricidade, é melhor tomar providências o mais rápido possível, assim você evitará um acidente grave;

  4. Caso você tenha uma piscina em casa não deixe a criança perto ou dentro da piscina sozinha. É indicado o uso de proteção em piscinas para evitar afogamento.

  5. Evite deixar o piso molhado;

  6. Se for possível, aconselhe o idoso a colocar sapatos bem ajustados e com solas antiderrapantes;

  7. As escadas devem ter boa iluminação, corrimão e antiderrapante para melhor acessibilidade dos idosos e crianças;

  8. É importante o acompanhamento de um responsável no momento da medicação para que a dosagem e horários sejam respeitados.

Estes são os pequenos cuidados que podem salvar vidas.

#Acidentesdomésticos #idosos

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo