top of page

Produtores Rurais do Município de Itapuã do Oeste   participam de curso de olericultura básica



Olericultura é o termo utilizado para designar o cultivo de plantas com consistência herbácea, geralmente com ciclo curto e tratos culturais intensivos. São as conhecidas hortaliças produzidas em hortas. Para instalar uma horta, geralmente, não há a necessidade de uma área grande, dependendo da finalidade da produção. O fundamental é observar as condições climáticas, insolação, o tipo de solo, a topografia, vento, água e até o acesso ao local. Para garantir uma produção de hortaliças de qualidade o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR/RO) em Parceria com o Sindicatos dos Produtores rurais de Itapuã do Oeste desenvolve o curso de olericultura básica.

Na última semana, produtores rurais do município de Itapuã, participaram do treinamento promovido pelo instrutor Diones Msm . Foram repassadas noções de escolha do local, coleta, amostra e preparo do solo, produção de mudas, preparação de sementeiras, plantio de sementes e mudas e transplantio.

Além disso, foram trabalhadas questões de segurança e saúde no trabalho voltado para a prevenção de acidentes e os cuidados com o meio ambiente. “Eles aperfeiçoaram conhecimentos sobre os tratos culturais, a colheita, o transporte e, posteriormente, o armazenamento correto das hortaliças”, explicou.

De acordo com Diones, para preparar o solo é necessário retirar uma amostra e fazer sua análise, com isso é possível saber em quais condições se encontra o solo com relação aos nutrientes disponíveis. “As informações tecnológicas e cuidados com a segurança no trabalho são indispensáveis para os produtores que trabalham nesta ocupação”, reforçou.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page