top of page

Rondônia? Por quê?

Por Efai Rocha | Foto www.gentedeopiniao.com.br



Marechal Rondon



Você já deve ter se perguntado qual é a origem do nome Rondônia, não é?

O nome Rondônia foi escolhido para homenagear Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, um dos principais desbravadores dos interiores de nosso imenso Brasil, responsável para construção de linhas telegráficas e pela interação com comunidades indígenas.

Marechal Rondon nasceu no dia 5 de Maio de 1865, perdeu seus pais muito cedo e foi morar com seu tio de quem herdou o sobrenome Rondon. Ainda jovem, decidiu servir ao Exército e dedicou-se à construção de linhas telegráficas. O telégrafo é um sistema concebido para transmitir mensagens de um ponto para outro em grandes distâncias, utilizando códigos para a rápida e confiável transmissão. As mensagens eram transmitidas através de um sistema composto por fios.

Durante toda sua vida, Rondon ganhou muitos prêmios, percorreu mais 100 mil quilômetros, abrindo caminho e construindo as linhas telegráficas, e foi muito importante para Rondônia e para o Brasil.

Em 19 de janeiro de 1958, Marechal Rondon, faleceu deixando uma grande carreira e anos servidos a nossa pátria, com o lema: “Morrer, se preciso for. Matar, nunca”.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page