A capacitação de multiplicadores veio para mostrar, que a missão da Aquaponia é ensinar as pessoas a produzir seu próprio alimento promovendo bons hábitos alimentares, mais saúde e consciência a todos.
A qual é a integração da aquicultura com a hidroponia, que se consolida como uma importante atividade para o agronegócio. O sistema tem por base a reciclagem da água, minimizando a geração de efluentes ricos em nutrientes, evitando assim, a eutrofização dos corpos d’água.
O educador Manuel Braz, deu uma prévia de como se dá o processo de aquaponia, a sua aplicabilidade, vantagens/benefícios, e embora apresente várias vantagens, ainda é preciso superar os obstáculos relacionados a sua implantação e funcionamento. Disse também, o quanto é necessário aprimorar o entendimento dos processos físicos, químicos e microbiológicos para tratamento, manutenção e monitoramento da qualidade da água, da sanidade dos peixes e das plantas.
De acordo com o Superintendente do SENAR, Elmerson Lira, “Essa capacitação é de grande importância para o estado de Rondônia, pois repassar conhecimento para essas pessoas é ter a certeza de que irão ser desenvolvidos da melhor maneira possível.”
Os dias de campo estão sendo ministrados na Fazenda Bem te vi, na Zona Rural de Porto Velho.
Comments