SENAR-RO promove Curso de inseminação artificial em Bovinocultura Leiteira no Município de Vilhena/R


Capacitação tem como objetivo o desenvolvimento da atividade leiteira através do método de inseminação artificial

O curso de inseminação artificial em bovinocultura leiteira desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RO), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), formou 15 produtores. A capacitação tem como objetivo o desenvolvimento da atividade leiteira através do método de inseminação artificial, com inovações na linha do melhoramento genético em pequenas propriedades rurais. A qualificação é destinada aos produtores e trabalhadores rurais.

Os treinamentos oferecem aulas práticas e teóricas. Na teoria, os produtores são orientados quanto ao manejo reprodutivo e nutricional e observação do cio. A prática compreende a condução da pipeta e a efetiva inseminação artificial. Os cursos são totalmente gratuitos e, para participar, o interessado deve trabalhar no setor agropecuário e ter 18 anos completos. As inscrições podem ser feitas no Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena.

São exigidos dos participantes 95% de frequência e 85% de aproveitamento. Entre as vantagens da inseminação artificial está a possibilidade do criador inseminar vacas com vários touros diferentes conforme seus objetivos de melhoramento do rebanho, para produção de leite ou para bovinos de corte.

De acordo com o presidente da FAPERON e do Conselho Administrativo do SENAR/RO, Hélio Dias de Souza,” a inseminação artificial traz o melhoramento genético do rebanho, em tempo reduzido e com baixo custo de investimento com a utilização de sêmen de reprodutores superior para a produção de leite”,

Segundo o Educador e Médico Veterinário do SENAR/RO, Rogerio Salani, a técnica também traz como vantagens o controle de doenças que podem ser transmitidas pela monta natural, aumenta o número de descendentes de um reprodutor, padroniza o rebanho e reduz as dificuldades em partos.

Assessoria do Sistema SENAR/FAPERON/RO

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo