top of page

SENAR-RO promovem curso de “Produção de Mudas e Enxertia de Cacau” em Ariquemes


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SENAR-RO em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ariquemes promoveu, o curso “Produção de Mudas e Enxertia de Cacau” no jardim botânico em Ariquemes RO.

A formação, que faz parte das ações do projeto Quintais Amazônicos, com apoio financeiro do BNDES através do Fundo Amazônia, beneficiou mais de 25 profissionais entre técnicos extensionistas e viveiristas dos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Machadinho do Oeste, Ariquemes e Ouro Preto do Oeste, de ambas as instituições.

O curso foi apresentado metodologias utilizadas na enxertia como seleção de hastes, manuseio de ferramentas, técnicas de corte, cuidados na hora da enxertia e manutenção da planta após a realização da enxertia.

o capacitador demonstrou aos participantes as técnicas de enxertia em mudas de cacau, com hastes de matrizes com alta capacidade de produção, explicando os modelos de enxertia, tipos de amarração e aplicação de fungicida. Logo após, os participantes puderam aplicar as técnicas, realizar os enxertos e organizar mudas de cacau, de modo que observassem o espaçamento para o bom desenvolvimento das mudas para enxerto.

Além das técnicas repassadas aos participantes, também comentou sobre a geração de renda a partir da produção de cacau em que foram utilizadas as técnicas de enxertia. “São selecionadas hastes para enxerto procedentes de matrizes de cacau com elevada produção de frutos, possibilitando ao agricultor um maior lucro com a produção de cacau e seus derivados, como a produção de chocolate, em uma menor área”,

“A capacitação, além de agregar conhecimento técnico, promove a multiplicação deste conhecimento para toda a comunidade que estes profissionais atendem, seja produzindo mudas ou fazendo visitas técnicas, possibilitando a geração de renda e desenvolvimento econômico local”, destacou os participantes.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page