SENAR/RO realiza curso de Embutidos e Defumados, no município de Castanheiras



A capacitação apresenta os procedimentos de fabricação do produto desde o abate, corte, cura, técnicas de cozimento, manipulação e armazenamento. Há ainda a etapa de defumação, que se dá pela exposição da carne ao calor e fumaça. “Essas técnicas aumentam o tempo de conservação da carne. A defumação é um diferencial, além de maior conservação deixa o sabor mais acentuado e característico.” Afirma.

A higiene é fundamental para o processo de fabricação, pois a manipulação incorreta das carnes pode acarretar na deterioração dos produtos, por isso uma das principais preocupações no curso é orientar sobre as boas práticas de manipulação e a procedência correta da carne.

No treinamento, ensina-se também o melhor aproveitamento da carne suína, permitindo que o produtor conheça novas técnicas de processamento da carne. “Nós ensinamos a fazer novos usos dessa carne, como salame, presunto, lombo defumado, linguiça calabresa, bacon, calabresa”. Explica José.

Para o Educador José Iracio, o resultado não poderia ser melhor: “O interesse e a dedicação de cada produtor contribuiu para que o treinamento fosse muito produtivo”.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo