top of page

Super Polímeros

Por Amanda Cabral e Saimon Santos

Já pensou em nunca mais precisar de óculos?

Pois é, futuramente isso será possível graças às pesquisas desenvolvidas por cientistas da Case Western Reserve University, Cleveland, em Ohio, Estados Unidos, que demonstram a possibilidade da criação de córneas artificiais a partir de polímeros.

Por ironia do destino, os mesmos polímeros que irão compor essas córneas artificiais são usados, também, como matéria prima na criação de armações dos óculos.

Mas…você sabe o que são polímeros?

Bom, antes de entender o que são polímeros, é preciso lembrar que tudo no mundo é formado por moléculas de substâncias químicas e em determinados casos essas se unem repetitivamente uma com outras, formando moléculas bem maiores que seu tamanho original, denominadas de “macromoléculas”, ou simplesmente, “polímeros”.

“Poli” significa várias e “meros”, significa partes. Ou seja, várias partes. Os polímeros são divididos em duas classes; os naturais como a celulose, o amido e o glicogênio, e os artificiais que são plásticos derivados da refinação do petróleo.

E aí, entendeu?

Em nosso dia a dia, é fácil constatar a importância dos polímeros, mesmo não os conhecendo tão bem. Sem eles, por exemplo, não seria possível conseguir chegar à consistência adequada para a criação de uma garrafa PET, CD’s, utensílios domésticos, ou uma peça de automóvel.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page