top of page

O que é a COOPPROJIRAU ?
 

A COOPPROJIRAU é uma Cooperativa de Produtores Rurais de Porto Velho - Rondônia/ Brasil, que nasceu com o objetivo de organizar a agricultura familiar, através das cadeias produtivas locais, da industrialização e da comercialização dos produtos agropecuários e prestação de serviços socioambientais.

A constituição da Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU) ocorreu por meio de um processo de debates entre produtores e equipe técnica do Observatório Ambiental Jirau, no âmbito do Programa de Educação Ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, o que resultou na realização da assembleia de constituição para aprovação do estatuto em 25 de setembro de 2010.

Contou com a participação de 27 cooperados moradores de Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná e dos Ramais 31 de Março, Brito, Caldeirão, Cical e Arrependido.

Linha do Tempo:

Linha_COOPP_F-1-1024x256.jpg

 
Conheça os programas da Coopprojirau:
 
Organização e Comercialização da Produção Agropecuária
 

Para o desenvolvimento deste programa, a COOPPROJIRAU orienta os produtores familiares quanto à melhoria da qualidade e apresentação dos produtos, além do planejamento otimizado de diversos cultivos.
 
A comercialização de produtos como queijo, ovos, macaxeira, frutas, entre outros, é realizada aos finais de semana na Feira Livre localizada na Avenida. Rio Madeira, distrito de Nova Mutum Paraná, cidade de Porto Velho, Estado de Rondônia, Brasil.


Grupo de Extrativistas de Açaí
 
Em agosto de 2013, foi firmada a parceria entre a COOPPROJIRAU e o grupo de extrativistas de açaí, público-alvo do Subprograma de Fomento à Tecnologia de Extração de Produtos Florestais, no âmbito do Programa de Compensação Social, visando o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí na região do entorno da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau.
 
Nesta parceria foram plantados duzentos e oitenta hectares de açaí, sendo dez hectares consorciados com banana no Ramal Cical, dez hectares consorciados com banana no Ramal Rio Madeira e oito hectares de açaí solteiro no Ramal Cical.

 
Toda produção de açaí dessas áreas e, também, de parte da produção de outras áreas como de Lábrea - AM e da Floresta Nacional do Jamari, localizada no município de Itapuã do Oeste -RO, serão enviadas para Agroindústria de polpa de frutas da COOPPROJIRAU localizada em Nova Mutum Paraná, distrito de Porto Velho-RO.
 

Sistemas Agroflorestais (SAF's)
 
O Projeto SAFs teve início em junho de 2015 em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e de Extensão Rural do estado de Rondônia (EMATER), visando a produção de açaí, cupuaçu e demais frutíferas por meio da Agricultura Familiar. Atualmente 34 cooperados estão inseridos no projeto. Os próprios produtores são responsáveis por toda cadeia de produção, desde a colheita das sementes, produção, plantio e manutenção das mudas, até a comercialização das frutas.
 

Transferência de Tecnologia junto à EMBRAPA
 

A COOPPROJIRAU e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) firmaram parceria por intermédio da ESBR em junho de 2014 para execução de ações no âmbito da disseminação de conhecimento mediante a transferência de tecnologia específica, com o objetivo de orientar e capacitar os cooperados para melhoria da produção de leite. O trabalho da EMBRAPA consiste em prestar orientações técnicas para recuperação de pastagens, manejo, melhoramento genético e seleção de animais com alto nível de produção e o da COOPPROJIRAU consiste no acompanhamento da implantação dos projetos.
 
Com a implantação do manejo, sistema rotacionado e intermitente e formação de capineira, os cooperados, integrantes do projeto, aumentaram consideravelmente a produção de leite, com a possibilidade de criar um maior número de gado em uma área menor de pastagem, passando de um para dois animais e meio por hectare.

Nossa História: Sobre nós
bottom of page