Por Efai Rocha
Foto Arquivo Observatório
Linha de Transmissão
Quem viaja pela BR 364 já deve ter percebido a montagem das torres das linhas de transmissão de energia elétrica, conhecidas por LT´s da UHE Jirau. As LT’s são formadas por grandes torres metálicas que suspendem os cabos de energia.
O sistema de transmissão de energia da UHE Jirau até a Subestação Coletora de Porto Velho é composto por três LT’s, com aproximadamente 94 km cada.
Nos locais destinados à construção das torres existe uma área de segurança de 2.500 metros quadrados e ao longo do traçado de cada LT é definida uma faixa de 60 metros de largura, chamada de “faixa de servidão”. Esta faixa é uma área diferenciada e merece atenção especial.
No período de construção das LT´s, cartilhas informativas serão distribuídas à população que vive na área de influência da construção das LT´s, orientando sobre os cuidados necessários e formas adequadas de utilizar a faixa de servidão.
A cada trimestre serão realizadas oficinas temáticas nas escolas, que abordarão temas ambientais como, conservação da flora, fauna, solo, recursos hídricos, patrimônios naturais e culturais da região. E na região, as comunidades serão esclarecidas sobre os cuidados com crianças, animais, faixa de servidão e queimadas.
Comments