Por Bárbara Dantas
Foto Andressa Rocha
Você sabe o que é raiva?
A Raiva é uma doença infecciosa que atinge os mamíferos e é causada por um vírus que se aloja no sistema nervoso central e posteriormente nas glândulas salivares. Trata-se de uma doença de elevada letalidade, pois cerca de 99,9% dos acometidos vão a óbito.
A transmissão ocorre de um animal para outro e de um animal para o ser humano, por isso é considerada uma zoonose.
Preocupada com a manutenção da saúde humana e dos animais domésticos, desde março, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR) está realizando, em parceria com a SEMUSA, uma campanha contra a Raiva, que inclui palestras em escolas sobre a doença.
A vacinação de cães e gatos será disponibilizada pela SEMUSA nas áreas de influência da UHE Jirau. Em Jaci Paraná acontecerá no dia 14 de maio, das 07h as 18h, e em Nova Mutum está programada para o dia 21 de maio, das 07h as 18h. No mesmo mês também ocorrerá na Vila Jirau, Embaúba e Abunã.
Se uma pessoa sofrer uma mordedura, arranhão ou se a saliva de um animal entrar em contato com uma ferida é importante procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima, onde será encaminhado para um centro especializado.
Como saber se está infectado pela raiva?
Os sintomas da doença aparecem de 30 a 50 dias após o contágio, então, se você ou seu animal doméstico apresentarem salivação intensa, febre, contrações dolorosas na garganta e no aparelho vocal, paralisia de membros inferiores, agitação, sensação de mal-estar, é bom procurar um médico. O mesmo vale se você observar um animal silvestre com esses sintomas.
O tratamento é gratuito e é realizado com medicamentos específicos para combater a multiplicação viral e amenizar os sintomas, evitando que o quadro clínico se agrave.
O Programa de Saúde Pública da UHE Jirau disponibilizou três carrocinhas e equipamentos para que o controle de Zoonose fosse estruturado no município.
Para evitar que a Raiva se espalhe, vacine seu animal de estimação, não deixe animais soltos nas ruas e, caso existam animais abandonados na região, chame a carrocinha e não os manipule.
Centro de Controle da Zoonose: (69) 3901-2874/ 3901-2878.
Carrocinha: (69) 3901-2878.
Comments