Por Mabline Martiniano | Foto Andressa Rocha
Laiane Nogueira
A homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro é uma forma de expressão cultural adotada não só pelo Brasil, mas por muitos países, sendo o festejo da Suécia o mais famoso.
Assim, a celebração ganha influências típicas de cada região. No Brasil, as comemorações acontecem por todo o país e é a segunda maior festa, já que a primeira é o carnaval.
Em Rondônia, as festas juninas são realizadas também em julho e agosto, como no caso da Mostra de Quadrilhas e Boi Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, maior evento folclórico de Porto Velho, marcada para esse mês.
Em Nova Mutum Paraná, a festança aconteceu no dia 3 de agosto e os participantes aproveitaram o evento, que contou com cerca de 10 barracas de brincadeiras e comidas típicas como canjica, bolo de milho, vatapá, caldos e doces.
O público se empolgou ao assistir as apresentações das quadrilhas Os Matutos do Mutum, Flor do Jirau e Boi Bumbá e ao final, curtiu a musicalidade da banda Ari Santos e os Recampados.
Quitutes, músicas e danças marcaram o evento, mas um dos momentos mais especiais foi a homenagem ao importante membro da comunidade e amigo de todos, Jota Anacleto, que faleceu em fevereiro desse ano. Os dançarinos Fabiana Vasconcelos e Álvaro Araújo apresentaram uma coreografia especial, relembrando os passos dançantes de Jota, tão comuns nas festas em que participava. O momento foi emocionante, segundo Vinícius Weslley, dançarino da quadrilha Os Matutos do Mutum.
Sônia Cabral, uma das organizadoras do evento, em entrevista, falou de sua emoção e significado do evento: “Me sinto feliz, pois arrecada benefícios, possibilita o encontro de várias comunidades e é uma festa familiar, que reúne pessoas de várias idades”.
留言