FIES, pode transformar um sonho em realidade
- Coopprojirau
- 5 de ago. de 2014
- 2 min de leitura
Por Amanda Cabral e Efai Rocha

Financiamento Estudantil
Ingressar no ensino superior é o que a maioria dos alunos de ensino médio deseja a partir do momento em que termina o terceiro ano e por muitas vezes a busca pela faculdade mais acessível e curso apropriado inicia muito antes.
Porém, nem sempre é possível fazer o curso desejado em uma universidade federal e uma das opções para transformar este sonho em realidade é o Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes matriculados em cursos superiores presenciais particulares e, também, em pós-graduações. O FIES concede 100%, 75% ou 50% de financiamento, dependendo da renda familiar ou a participação em programas como PROUNI (Programa Universidade para Todos). Para alunos que finalizaram o ensino médio a partir de 2010, também, é exigida a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para participar. Vale ressaltar que os professores da rede pública de ensino estão isentos da exigência do ENEM.
Para a contratação do financiamento é exigida apresentação de um fiador, essa pessoa será a garantia para o banco de que o valor financiado será pago. São dispensados desta exigência, os alunos bolsistas parciais do PROUNI, matriculados em cursos de licenciatura e os que têm renda familiar de até um salário mínimo e meio.
Diego Solidera, Gerente Técnico da COOPPROJIRAU, fez o FIES e nos contou sobre o que acha do programa: “Pra mim, foi um dos principais programas no ramo da educação que o governo já fez, pois dá oportunidade a quem não tem, realmente, condições de pagar um curso superior.”
O financiamento é uma ótima saída para aqueles que não têm condição de pagar sua faculdade durante o período cursado, pois com o FIES o pagamento do financiamento acontece após um ano de graduado.
Para fazer a inscrição no FIES, ou obter mais informações, acesse sisfiesaluno.mec.gov.br.
Comments