top of page

Melanoma

Por Efai Rocha | Foto www.3news.com.br



Melanoma



Cuidado, esta doença é mais comum do que imaginamos e por diversas vezes, não sabemos identificá-la.

Melanoma é um tipo de câncer de pele que se desenvolve nos melanócitos, células responsáveis pela coloração da pele. É uma lesão maligna grave que pode surgir em vários pontos do corpo e até no sistema nervoso. Geralmente, aparece em forma de manchas ou nódulos e, em alguns casos, sobre uma pinta.

As pessoas com a pele clara, olhos azuis ou verdes, cabelos ruivos ou loiros, com muitas pintas no corpo e que já têm casos na família, são as mais propensas a desenvolver este tipo de câncer.

É importante ficar atento, porque, geralmente, quando o melanoma é detectado no início, por meio da biópsia e dermatoscopia, o diagnóstico é melhor.

Stefan Kizimia, de 90 anos, tem melanoma e sua filha Mônica Kizimia, comentou sobre a dificuldade de cuidar de um parente idoso com a doença, “Somos de uma família de pele muito clara. Minha mãe, também, teve câncer de pele, mas como era mais jovem, ficou tudo bem. Para nós é difícil, pois pela idade dele não é aconselhável fazer a cirurgia e optamos por não contar da gravidade a ele. Estamos fazendo o melhor. No começo, fiquei péssima, chorei, surtei, mas o importante é tê-lo por mais um tempo com a gente”.

Geralmente, o tratamento é realizado por meio de cirurgia, para a retirada da mancha, e com sessões de radioterapia e quimioterapia. Dependendo do avanço da doença, também, pode ser realizada a imunoterapia.

Procure um médico dermatologista, se você detectar alguma pinta ou mancha diferente no seu corpo e para evitar o Melanoma, fique atento às recomendações a seguir:

  1. Não se exponha ao sol entre dez e dezesseis horas, especialmente se tiver pele e olhos claros;

  2. Use chapéu, ou bonés, ao tomar sol;

  3. Use regularmente o protetor solar.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page