top of page

O perigo das compras online


Comparar preços sem enfrentar filas e ter o conforto de fazer compras sem sair de casa. Tudo isso chama muito a atenção dos consumidores, que optam pelas facilidades oferecidas na internet e realizam suas compras online. As compras pela internet a cada dia são mais comuns e ganham espaço no nosso cotidiano. Mas apresentam alguns riscos.

Aqueles que ainda não têm costume de usar a internet para realizar suas compras, acabam não se prevenindo com cuidados simples. E essa atitude descuidada pode fazer dessas pessoas, presas fáceis para golpes. Um dos golpes mais comuns, que se beneficia da falta de atenção do comprador, é o phishing, meio de obter senhas de acesso a bancos e outros serviços, utilizando-se do nome de uma marca conhecida para exigir o número de CPF e do cartão de crédito do comprador por email. E normalmente, essas mensagens carregam vírus que podem roubar informações registradas em seu computador.

Realizar suas compras em sites conhecidos é uma maneira eficaz de prevenir problemas. Uma sugestão é sempre pedir referência a alguém que já fez compras no site desejado e ler os comentários feitos na página por outros compradores. “Ao realizar minhas compras dou preferência às lojas virtuais, pois elas oferecem maior comodidade. Podendo assim, olhar os produtos com mais paciência e pesquisar preços sem sair do conforto da minha casa e, também, sempre procuro fazer minhas compras em sites conhecidos ou indicados por amigos, que já compraram nestes sites”, conta Cleide Martins, habituada a realizar suas compras online.

Fique atento e não se iluda com a aparência refinada do site, nem com preços muito baixos, pode ser tudo feito para chamar sua atenção e te dar um golpe.

Algumas dicas para se prevenir de golpes na internet:

  1. Procure comprar em lojas conhecidas ou indicadas por algum amigo;

  2. Atenção aos emails de grandes lojas e/ou bancos, que pedem confirmação de dados. Lojas e bancos geralmente não mandam mensagens pedindo esse tipo de informação;

  3. Não faça compras em computadores públicos (de houses, escola ou do trabalho);

  4. Evite pagar antes pelo produto. Prefira o pagamento com cheque, boleto, vale-postal ou cartão de crédito;

  5. Na dúvida, verifique se a loja tem muitas reclamações no Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e/ou no site www.reclameaqui.com.br.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page