Peixe no Prato

Por: Rafaela Amorim



Tambaqui



Após a visita ao Projeto Piloto de Piscicultura e Agricultura Orgânica, local onde são criados peixes Tambaqui, pudemos acompanhar como acontece a engorda para posterior venda ao comércio e a comunidade local. Na ocasião, os integrantes do projeto com apoio da equipe técnica da CNEC WorleyParsons estava realizando uma biometria, prática que consiste em obter amostras de peixes, que são pesados para determinar o seu desenvolvimento com vistas a adequação da alimentação e previsão de data para a comercialização.

Em entrevista, Leonir Sell, técnico agropecuário do Projeto, explicou como se dá a criação e engorda do Tambaqui. A piscicultura conta com 2 tanques para recria e 4 tanques para engorda, onde hoje estão sendo criados aproximadamente 12.500 tambaquis. Cerca de 1.100 peixes, o que soma 2.500 kg, estão prontos para venda e em breve este número aumentará em 6 mil peixes, algo em torno de 15.000 kg.

O Projeto Piloto é uma ação integrada de piscicultura e agricultura orgânica tendo como público alvo os moradores do Reassentamento Rural Coletivo Nova Esperança e teve início em janeiro de 2011 e hoje conta com 18 integrantes. A comercialização já começou e ocorre aos sábados e domingos, das 8 às 12h, no Km 822 da BR 364. O local fica à aproximadamente 5 km do trevo de Nova Mutum Paraná, sentido Abunã.

Com essa vasta oferta de peixes, é bom saber a importância de consumir e quais os nutrientes que eles oferecem à nossa saúde. Segundo a Revista Saúde, por meio da nutricionista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Luciana Bruno, está presente nos pescados a vitamina A, vitamina D, sódio, potássio, ferro, fósforo e zinco, mas o principal é o ômega 3, rico em antioxidantes que reduz a pressão arterial, os níveis de triglicerídeos e colesterol total, além de ter função anti-inflamatória.

Para usufruir de todos os benefícios que o peixe nos fornece, que tal uma deliciosa receita de Tambaqui, sua família vai adorar!


#Tambaqui #Comercialização #RafaelaAmorim #PeixenoPrato #ProjetoPiloto

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo