top of page
Foto do escritorCoopprojirau

Pesquisa Social e Cinema Ambiental

O Homem existe através de suas relações: conversas, participação em atividades e comunicação com o mundo. O Homem é um ser social, que vive em grupo defendendo seus objetivos, praticando a fé, estudando, se divertindo e assim por diante.

A Pesquisa Social, por meio de métodos e técnicas, amplia a percepção e gera novos conhecimentos da Realidade Social, disponibilizando ferramentas para o estudo das relações estabelecidas entre o homem e o meio em que vive.

Esta Oficina, por meio das pesquisas realizadas pelos monitores, alimentará a produção de audiovisuais na Oficina de Cinema Ambiental.

A Pesquisa Social, juntamente com a Oficina de Cinema Ambiental, visa contribuir para o resgate cultural da região, para o registro e monitoramento das transformações socioambientais que estão ocorrendo diariamente.

Os resultados são ótimos! Em 2011, o Observatório inscreveu dois curtas no 2º Festival de Cinema Curta Amazônia, onde o júri concedeu aos monitores participantes das oficinas de Pesquisa Social e Cinema Ambiental um troféu como Prêmio Incentivo pela produção do vídeo ambiental “Depoimentos sobre o lixo”.

Na ocasião, os documentários “Às Margens do Rio” e “Depoimentos Sobre o Lixo” foram exibidos na Mostra Amazônica, ocorrida em Porto Velho, Candeias do Jamari e Cacoal.

Como parte do conteúdo básico, consta a construção participativa com os monitores, visando recriar os conceitos de acordo com a realidade vivida e prática de técnicas para coleta de informações, são elas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionários, observação, busca na Internet e entrevistas.

As técnicas para coleta de informações são utilizadas para obter o conteúdo a ser utilizado na Oficina de Cinema Ambiental, onde conteúdo e técnica se juntam.

A capacitação para a produção de audiovisuais aborda as três fases de produção e conhecimentos básicos em fotografia:

  1. Pré Produção: concepção da ideia, elaboração de roteiros, produção para realização da captação de imagens;

  2. Produção: trabalho de campo, com a captação das imagens e entrevistas;

  3. Pós Produção: edição e finalização do produto;

  4. Fotografia, com teoria e prática.

Os produtos gerados nestas oficinas são postados no Baú do Jirau no Portal do Observatório Ambiental Jirau.


Técnicos responsáveis:

Pesquisa Social


Luciana Di Pilla

Cinema Ambiental


Fagner Lima


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dança

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page