Por Saimon Santos
Roedores Humanos
Onicofagia é a denominação médica e técnica do popular hábito de roer as unhas, que geralmente inicia-se na infância.
A necessidade de roer, ou até mesmo de comer as unhas, está ligada a um estado psicoemocional de ansiedade, considerado um reflexo de desajustes emocionais. É aconselhável procurar ajuda psicológica para compreender a causa deste hábito e o que aflige a pessoa.
Além de deixar as mãos horríveis e repulsivas, roer as unhas também pode ocasionar problemas de saúde, como produzir ferimentos, que servem de porta de entrada para o vírus HPV, causador de verrugas na pele, ou até mesmo pequenas lesões no estômago ou intestino nas pessoas que engolem a unha.
Existem vários tipos de tratamentos que ajudam no processo de abandono deste hábito: ocupar as mãos com exercícios, manter as unhas bem cortadas – evitando que as pontas mal aparadas representem uma tentação – técnicas de relaxamento, ou até mesmo a aplicação de substâncias com sabor desagradável nas unhas.
A adolescente Amanda Felicidade nos contou que começou a roer unha quando era pequena e cresceu com esse hábito, que hoje faz parte da sua rotina. Atualmente, sua maior dificuldade é conseguir se controlar e parar, pois qualquer tipo de emoção trás a tona a vontade de roer.
Força de vontade, paciência, calma e acompanhamento psicológico são importantes para vencer o impulso de roer as unhas. Experimente abandonar este hábito, com mãos bonitas e saudáveis.
Comments