top of page

Tecnologia

Por Cicero Junior


Qual a diferença de display Amoled, Super amoled e IPS LCD?

A maioria dos usuários de smartphones, atualmente, não sabe ao certo quais são e o que significam determinadas características presentes em seus aparelhos celulares. Quando adquirimos um smartphone, geralmente, o que levamos mais em consideração é o tamanho e resolução da tela e, como sabemos, é a parte que ocupa quase toda a  parte frontal do gadget.

Hoje, as empresas possuem um tipo de tela própria para representá-las nos seus melhores aparelhos como, no caso da Samsung com super-amoled e a LG com o IPS. Mas, você sabe o que é uma tela e quais são os seus tipos?

Um display ou tela, como é conhecido popularmente, é um painel eletrônico que transmite informações de forma visual que, no caso dos smartphones, é onde são reproduzidas as imagens, games, vídeos etc. Os tipos de telas variam muito devido à concorrência das empresas pela melhor reprodução e nesse setor, as principais são: amoled, super-amoled e IPS LCD. Fique esperto e saiba a diferença entre elas:

Display Amoled: amoled significa Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode, que significa em português Matriz-Ativa de Emissão de Luz Orgânica por Diodos. É uma tecnologia que envolve uma série transmissores, que fazem com que cada pixel seja ligado e desligado individualmente, tornando o aparelho mais fino devido a sua pequena quantidade de camadas, apresentando cores mais nítidas e brilhantes, acompanhadas com uma rápida distinção de movimentos, sendo aprovadas pelos amantes de ação e games. Todo tipo de tela tem suas desvantagens e a da amoled é sua a curta duração.

Super amoled: criada pela Samsung para aparelhos da linha Galaxy, tem sensores de toque integrados ao painel de vidro. Neste caso, uma camada de vidro e outra de ar são eliminadas, tornando-as mais finas e econômicas em questão de energia. Uma das reclamações feitas por usuários são que as cores, reproduzidas por esse tipo tela, são um tanto supersaturadas, fugindo do “natural”.

IPS LCD: considerada umas das melhores telas para smartphones, principalmente, pela sua reprodução de cores mais naturais e com mais nitidez, propicia a visualização das imagens com maior nível de detalhamento. Este tipo foi criada pela LG e, também, é utilizada pela Apple, mas esta última empresa utiliza a tecnologia Retina Display.

Telas IPS utilizam um painel de iluminação para iluminar seus pixels exigindo mais da autonomia da bateria. Cada pixel é composto por três subpixels tendo assim, mais PPI (pixel por polegadas).

Agora que você já sabe quais são os tipos de tela, escolha aquela que estiver de acordo com a sua preferência e necessidade.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page