Uma proposta inesperada

Por Álvaro Cabral



Diretora do Posto de Saúde



Na coluna “Comunidade em Foco” deste mês, iremos contar um pouco da história de Márcia Nascimento da Rocha, diretora do posto de Saúde de Nova Mutum Paraná.

Márcia tem 44 anos, nasceu no estado do Acre numa família humilde e veio para Rondônia há 12 anos junto com os pais, para morar em Mutum Paraná. Hoje é casada, tem seis filhos e após o remanejamento foi morar em Jirau. Ela conta que recebeu o convite do secretário municipal de Saúde para ser diretora do Posto em Nova Mutum Paraná e há três meses assumiu o cargo com garra e muita luta, para conseguir atender todas as necessidades, como medicamentos e materiais necessários para o atendimento no posto.

A diretora nos contou o quanto foi difícil para ela assumir esse cargo, pois não tinha noção alguma de como administrar um posto de Saúde, mas garante que conseguiu se adaptar. Ela disse, ainda, que muitos moradores das linhas (ramais) vêm para Nova Mutum Paraná em busca de atendimento. “Fico muito gratificada quando posso ajudar, pois sei como é difícil morar longe”.

Marcia desabafou sobre o quanto é complexo para as técnicas, que trabalham no posto, saírem de casa em casa perguntando se os moradores precisam de algo, como aferir a pressão arterial, fazer testes de glicose, entre outros atendimentos necessários, sem um carro para apoiar, pois a ambulância só pode sair da unidade em caso de emergência ou de transporte de pessoas que não podem se locomover. Em busca de solução para o impasse, ela conversou com o chefe de transportes da Secretaria, que cedeu o carro para apoiar esta atividade, com a previsão de entrega ainda este mês.

O funcionamento do posto de Saúde é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Caso ocorra alguma emergência, as técnicas ficam de pronto atendimento no alojamento ou pelo número de emergência, 9977-2242.

#ComunidadeemFoco #PostodeSaúde #ÁlvaroCabral #DiretoraMarcia #novamutumparaná #Marcia

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo